Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixar de temperatura ideal e constante, independentemente da exigência à qual esteja submetido.
O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.
Funções do aditivo do radiador:
• Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de arrefecimento.
• Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d’água.
• Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema.
O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo).
Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes:
• Líquido com cor de ferrugem
• Líquido baixando acima do normal
• Temperatura muito alta ou baixa
• Consumo exagerado de combustível
• Alteração na rotação do motor e queda de potência