ARREFECIMENTO

Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixar de temperatura ideal e constante, independentemente da exigência à qual esteja submetido.

O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.

Funções do aditivo do radiador:

• Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de arrefecimento.

• Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d’água.

• Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema.

O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo).

Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes:

• Líquido com cor de ferrugem

• Líquido baixando acima do normal

• Temperatura muito alta ou baixa

• Consumo exagerado de combustível

• Alteração na rotação do motor e queda de potência